quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Buggati Veyron


Buggati Veyron

Construtor:Buggati Grupo Volkswagen

Produção:2005

Classe:Superesportivo

Tipo de Carroçaria:
estrutura tubular, Fibra de carbono (monocoque e as barras atreladas).

Caixa de velocidades: 7 marchas (DSG)

Recorde de Velocidade
No dia 19 de maio de 2005, o Buggati Veyron quebrou o recorde de velocidade para carros
produzidos em linha com 407,92 km/h, superando o Koenigsegg Ccr que alcança 388 km/h. No dia 14 de Setembro de 2007
o Ultimate Aero Twin Turbo, da Shelby Super Cars (SSC) estabeleceu novo recorde, com 411,76 km/h na média de duas passagens (413,83 km/h na primeira e 409,71 km/h na segunda).A 399 km/h, em que cerca de 111 metros são percorridos em 1 segundo, o volante trabalha sem qualquer assistência; o motor está se aproximando de 6500 rpm em sétima marcha e a pressão dos pneus sobe de 3 para 3,5 bar em 15 segundos. "Aumentar a velocidade máxima em 1 km/h iria requerer 7 cavalos nesse ponto", afirma Wolfgang Schreiber, diretor técnico da engenharia da Bugatti.Para chegar aos 400, o motorista gira a chamada "chave de velocidade", comando localizado entre o assento e a soleira. No módulo "velocidade", a asa traseira e o spoiler sobre ela se retraem quase por completo, os painéis do difusor dianteiro se fecham, a altura de rodagem cai para 65 milímetros na frente e 70 atrás e o coeficiente Cx diminui de 0,37 para 0,36. Nessa configuração, a resistência de arrasto está no seu mínimo absoluto - mas a pressão gravitacional também. Na frente não há qualquer elevação e na traseira há meros 40 quilos sobre a asa. No módulo "dirigibilidade", que vale para até 376 km/h, os números correspondentes são 150 quilos no eixo dianteiro e 200 no eixo traseiro.O Veyron vai da imobilidade a 99 km/h em 2,5 segundos, exatamente o mesmo tempo alcançado pela Yamaha de Valentino Rossi.Ele atinge 200 km/h em 7,3 segundos. Leva 16,5 segundos para ir de zero a 301 km/h, e para chegar aos 320 km/h ele faz em 24 segundos.

Buggati Veyron


O MOTOR !!!


Seu motor 8.0 de 16 cilindros em W é sobrealimentado por quatro turbinas e conta com quatro comandos de válvulas variáveis. Ao todo, são 64 válvulas, sendo 4 por cilindro. Toda essa usina de força é instalada na parte central do carro, bem atrás do banco do motorista. Ela gera algo em torno dos 3000 cv de potência, mas apenas 1000 são distribuídos pelas quatro rodas. 1000 deles são tragados pelo sistema de refrigeração e 1000 evaporam pelo aparato de exaustão. Toda essa sofisticação traduz-se em 1001 cavalos de potência e o monumental torque de 127,1 Mkgf, atingidos entre 2.200 RPM e 5.500 RPM. O desempenho inacreditável é digno de um verdadeiro dragster. Segundo a Bugatti, o EB 16-4 acelera de 0 a 300 km/h em apenas 16,5 segundos e foi homologado como tendo atingido 406,7 km/h. Também destacam-se as impressionantes rodas, que juntas são avaliadas em 50 000 euros, são cromadas e de 20 polegadas, montadas em pneus 265/30R 20 na frente e 335/30R 20 atrás.

O Bugatti Veyron custa cerca de 1 milhão de
euros, e só para ter o direito de fazer a encomenda, o futuro proprietário deverá desembolsar a quantia aproximada de 300 000 euros, cerca de R$ 1 milhão de reais. Desde o início, o carro foi projetado para unir o futuro à tradição da companhia. O detalhe bicolor foi especialmente escolhido para dar um toque de esportividade ao Veyron. O interior é um mundo à parte e proporciona ambiente luxuoso, com direito a couro Alcântara, e esportivo ao mesmo tempo, além de priorizar a qualidade do sistema de som. Até agora foram trazidas à realidade 11 unidades. O ritmo de fabricação deve estacionar em 50 pedidos anuais, não chegando a 300 exemplares no total.A Koenigsegg, que fabrica o CCR, modelo mais rápido antes do Veyron, agora trabalha no modelo CCX, que promete voltar a ser o carro de série mais rápido do mundo...

Nenhum comentário: